Não é novidade que a comunicação está em todos os lugares, ainda mais com o advento da internet.

Nos comunicamos uns com os outros a todo momento, produzimos conteúdos e consumimos informações em tempo integral (e real).

Mesmo assim, ainda é um desafio para muitas empresas entender a melhor maneira de atrair o seu público e de construir uma Comunicação Empresarial consistente e relevante.

Comunicação Empresarial

Um termo relativamente “moderno”, essa comunicação é ignorada por muitas empresas, que ainda não entendem a sua importância e sempre a deixam em segundo plano ao elaborar e executar seus planejamentos.

Se você ainda não se preocupada com Comunicação Empresarial, é hora de se movimentar para isso. Neste artigo, abordamos a Comunicação Empresarial Externa.

Como nossos clientes e o público enxergam a nossa empresa? E quais medidas devemos tomar para que nossa marca cause uma boa impressão e seja bem falada?

Redes Sociais

As redes sociais são grandes aliadas para a construção do relacionamento entre possíveis cliente e empresa – já falamos sobre isso em outro artigo.

É preciso atrair o público e levá-lo até a empresa com conteúdos relevantes, diversos e interessantes que podem, ou não, serem referentes à empresa.

Por exemplo, na Contatus Comunicação, utilizamos nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) para abordar temas informativos sobre jornalismo, comunicação e marketing.

Além disso, para gerar mais engajamento e disponibilizar um conteúdo mais “leve”, damos dicas de filmes e séries no Facebook e Instagram.

Essas sugestões são feitas relacionando as tramas com assuntos da área de comunicação, empresas, negócios, marketing, liderança, gestão de grupos, enfim, tudo que é relacionado ao mundo empresarial e que irá agregar valor e conhecimento aos nossos seguidores.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 parte do princípio de que é necessária uma carga de emoção e desejo para levar ao consumo. Por isso, é preciso identificar quem é seu público-alvo e traçar estratégias para conversar com ele.

Análise de dados e adequação ao perfil do seu público são ações primordiais para o sucesso da comunicação traçada. Todo esse trabalho é centralizado no Marketing de Conteúdo que, em uma sociedade altamente conectada, se faz fundamental para o sucesso da Comunicação Empresarial.

E mais: interação deve ser regra. Conversar com o público e incentivá-lo a responder perguntas e deixar comentários é uma ótima maneira de aumentar o valor do conteúdo publicado e de ter um feedback, sobre as próprias publicações ou, até mesmo, sobre os serviços prestados pela sua empresa.

Multicanais

Outros meios de comunicação também podem fortalecer a imagem da sua empresa e se as ações forem feitas em mais de um canal o resultado é ainda melhor!

A sacada é integrar todos os meios, fazendo com que, no final das contas, seu público sinta interesse em acessar todos eles e estar próximo da sua empresa e marca.

As vantagens dessa estratégia são inúmeras e incluem um alcance maior da sua marca, que passa a ser vista na internet, nos veículos de mídia impressa ou, até mesmo em comunicação visual feita na rua, a chamada mídia digital out of home (OOH).

Quando falamos sobre isso, o ditado “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido. Se sua empresa aparece em vários locais, a chance de que ela fique na mente – e na boca – das pessoas é muito maior. E, afinal, todo mundo quer ser reconhecido, ainda mais se estivermos tratando de um reconhecimento positivo.

Transparência e zelo pelo relacionamento

Outro ponto importante é a credibilidade. Se uma empresa é transparente e se mostra interessada em investir no relacionamento com o público, ela passa a ter mais valor. O consumidor moderno gosta de se sentir importante.

Quanto mais informações você passa ao seu cliente, maior é sua credibilidade. Busque métodos diferentes para gerar essa aproximação: uma boa dica é a interação via WhatsApp. Baixe o aplicativo em um celular corporativo e divulgue para as pessoas lhe enviarem mensagens sobre qualquer coisa. Essa é uma forma de tornar a sua empresa mais humana e acessível.

Mas, cuidado: tudo tem uma medida e ninguém gosta de ficar com o celular cheio de mensagens. Saiba ponderar o que deve ou não chegar ao cliente e, é claro, a quantidade de conteúdo a ser enviado. Dependendo do tamanho da empresa, essa dica pode ser tornar difícil de executar.

Outra ação parecida, que possui o mesmo intuito, é criar grupos fechados, seja no Whatsapp, Facebook ou Linkedin. Nesses grupos, você terá maior controle sobre o volume de pessoas e conseguirá responder a todos com mais eficiência.

Esse recurso ainda possui a vantagem de gerar discussões entre os usuários em relação a assuntos da sua empresa. Hoje, o espaço ideal para se fazer isso é no Linkedin. Local em que os haters passam longe e as pessoas estão mais abertas a discutir e trocar informações. Tente ser criativo e busque algo nessa linha caso te interesse.

Por fim, toda essa gama de canais gera a possibilidade de maior interação. E, como apontamos anteriormente, isso faz com que haja diálogo e feedback.

Uma boa relação é a base para a fidelização do cliente, independente do serviço prestado. Além do mais, um cliente satisfeito indicará a sua empresa e, consequentemente, mais pessoas saberão sobre elas e ficarão mais atentas ao ver a sua marca em algum lugar.

Dicas para se comunicar com qualidade com o seu público

– Não fale só de você!

Qual o ramo da sua empresa? Fique atento às novidades e repasse-as ao seu público.

Timing é fundamental.

No mundo digital, o que hoje é tendência, amanhã já é ultrapassado. Preste atenção ao fator cronológico e dê preferência a conteúdos focados no cenário atual.

– Criatividade conta muito.

Personalize suas imagens e procure sair do lugar comum. Essa é uma ótima maneira de se destacar e chamar atenção de mais e mais pessoas.

– Acompanhe as publicações.

Veja o número de curtidas e procure responder e curtir os comentários. Essa é uma ótima maneira de entender o que seu público quer ver, além de incentivar a participação e o acompanhamento.

– Pesquise e estude bastante.

Busque o máximo de informações que conseguir, isso te dará opções de temas e ajudará a produzir conteúdos mais completos.

– Envolva a sua equipe.

Não se prenda a suas ideias, envolver outras pessoas no processo de produção só ajuda a criar mais e ter mais qualidade.

Conclusão

Comunicação empresarial é primordial para o sucesso e reconhecimento da sua marca, mas nada disso pode ser feito sem análise, planejamento e empenho. A sociedade digital e a internet podem ser, ao mesmo tempo, aliadas ou adversárias.

O importante é criar um conteúdo interessante, que prenda o público e o convide a conhecer a sua marca, independente da estratégia adotada para chamar a atenção.

Arrisque-se, tente, ouse nas ideias. Você só conseguirá entender o perfil do seu público quando produzir conteúdo e tiver algum retorno dele. Além do mais, lembre-se: o diferente atrai.

Se estiver tendo dificuldades, não desanime! Pesquise e entenda mais o que é melhor para o seu negócio, e, talvez seja a hora de investir em um profissional para realizar esse trabalho.

E agora, vai começar a levar a Comunicação Empresarial a sério?

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A Contatus busca gerar conteúdo relevante para o seu público.


Foto Perfil Alice

Alice Soares

Equipe de Comunicação da Contatus